Alguns dias atrás viajei para dar consultoria a uma família de amigos empreendedores e fiquei estarrecida com a situação em que eles se encontravam. Há apenas um ano estive no mesmo local e havia um excelente ritmo de crescimento. Porém, por causa principalmente da sua dificuldade de dizer NÃO, chegaram a uma situação de dívidas e completo desespero.
Alguém pede dinheiro emprestado sendo notório que as chances de receber o valor de volta são mínimas. Um filho pede ajuda para investir em um negócio que você sabe que não vai dar lucro, ou pior que vai gerar prejuízo e acumular dívidas. Você comercializa um produto e querem comprar fiado, não pelos sistemas comerciais de crédito, mas na “confiança”. Em todas essas situações qual a resposta mais correta para o empreendedor? Fica óbvio que é não!
Mas mesmo em situações tão claras como essas, vejo todos os dias, pessoas respondendo sim, apenas por que simplesmente não conseguem dizer não quando é necessário.
Magoar, decepcionar, ofender quase são sinônimos da palavra não para essas pessoas.
Mas a verdade é que um simples não pode livrar, não só o próprio empreendedor, mas às pessoas próximas a ele de entrar em situações muito difíceis.
Então, definitivamente, a palavra não, em muitos casos, é sim, muito positiva!
Uma dica: Aprendi a duras penas que “Uma verdade é como uma pedra preciosa, jogada no rosto de alguém pode ferir e até matar, mas embrulhada para presente é uma jóia” Então, que tal dizer não sem usar a palavra não?Achei bem interessante as sugestões do blog psicologia e sentimentos, vale a pena dar uma olhadinha: http://psicologiaesentimentos.blogspot.com.br/2010/11/o-uso-da-palavra-nao.html
Se gostou, por favor, compartilhe com seus amigos nos links abaixo e ajude a promover essa idéia 🙂
Bjo no <3