Trabalhe 4 horas por semana

Você está deitado numa cama de rede, entre duas palmeiras, na praia. Ouve as gaivotas, a explosão das ondas e a suave brisa marítima faz com que Você comece a cochilar…de repente ouve uma voz alta detrás de si, a vociferar. É o seu chefe. Está no seu cubículo e estava a sonhar! Quem não deseja deixar tudo para trás e ter uma vida mais descansada, fazendo aquilo que quiser? Muitos sonham com uma vida destas. Não é de admirar que o livro “Trabalhe 4 Horas por Semana” de Timothy Ferriss tenha tido um impacto tão grande quando saiu pela primeira vez em 2007. O livro esteve por mais de quatro anos na lista do The New York Times Best-Seller, foi traduzido em 35 idiomas e vendeu mais de 1.350.000 de cópias em todo o mundo. Nota-se que o pessoal realmente quer trabalhar menos.

Mas aqui começam a aparecer as primeiras perguntas e dúvidas. O que fazer com o tempo restante? Porque só trabalhar 4 Horas por semana? É realmente possível reduzir a carga de trabalho para 4 Horas, sem passar fome e terminar a viver na rua? Se é possível, como posso fazer isso? São muitas perguntas e vamos tentar dar uma visão honesta sobre o conteúdo do famoso livro.

Primeiro, vamos ser muito honestos. O livro de Timothy Ferriss está cheio de bons e úteis conselhos, mas nem todos vão conseguir somente trabalhar 4 Horas por semana. Alguns até nem querem ter uma semana de 4 Horas de trabalho. Tim Ferriss é uma pessoa muito ativa e quase hiperativo (dança tango na Argentina, faz Kung Fu na Ásia, corridas de carros, etc.). Algumas pessoas não saberiam o que fazer com tanto tempo livre. No entanto, aqui está a questão fundamental abordada no livro: não se trata meramente de ganhar muito dinheiro, ou de passar os dias dormindo na praia. Trata-se de desenhar um estilo de vida. É uma mudança completa do nosso conceito sobre a vida. Muitas pessoas adoram estar sempre ocupadas, sempre correndo de uma reunião para outra. Tim Ferriss critica severamente esse estilo de vida.

A solução? O livro oferece uma metodologia para reduzir a nossa carga de trabalho. No livro Ferriss usa uma abreviatura de 4 letras para definir a sua estratégia: DEAL. Definição, Eliminação, Automação, Libertação. Primeiro definimos o que queremos fazer com a nossa vida, qual o rumo a tomar. Depois eliminamos tudo o que não for necessário e impedir os objetivos definidos no primeiro passo. Logo automatizamos o máximo possível das tarefas, que são necessárias para conseguir os nossos objetivos na vida. Finalmente encontramos a nossa libertação, do lugar geográfico onde vivemos e trabalhamos. A ideia final é de ter uma fonte de rendimento, que seja automática, para nos livrar ao máximo para poder seguir os nossos sonhos e passatempos (tais como viajar, no caso do autor). Funciona?

Para Timothy Ferriss parece ter dado certo. Grande parte do seu segredo foi encontrar um produto que possa ser feito por meio de um outsourcing (terceirização) e logo delegar o máximo das tarefas a mão de obra mais barata e países como a Índia ou as Filipinas. Este é o ponto fundamental do livro. Nem todos vão encontrar produtos que possam ser produzidos de forma econômica no estrangeiro. Nem todos vão ter o sucesso de vendas que Tim Ferriss teve com o seu produto (suplementos desportivos), mas com certeza todos vão beneficiar de um ponto de vista diferente sobre a vida, o trabalho e a gestão do tempo. Não podemos prometer que Você vai terminar trabalhando só 4 Horas por semana (nem é o objetivo para todos nós), mas se poder reduzir a sua carga de horas, encontrar mais paz, então já valeu a pena a leitura do livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”. E quem sabe? Ele conseguiu, eu consegui e talvez Você consiga livrar-se daquela voz desagradável do seu chefe.