Porque eu tenho Atitude Positiva e Foco na Mudança

” Quando um homem pisa em rio corrente, retirando seus pés, nem o rio e nem o homem são os mesmos. Essas palavras são do pensador e filósofo Heráclito.”

Refleti sobre esta idéia e entendi que todos podemos mudar. É questão de necessidade, desejo pessoal ou uma forma de ver a vida de outra maneira. Mas, tudo começa em adquirir um novo conhecimento para confrontar com as idéias passadas.

Viver para mim é uma arte, a arte da transformação.

Em um vídeo do TEDx, o palestrante Juan Batista, focaliza que mudando a atitude em relação às situações, tudo se transforma a nossa volta. Inclusive pode mudar imediatamente o ambiente. Aproximar adeptos e afastar os contrários. Criar uma área de convivência positiva é o ideal pra buscar a nossa identidade e felicidade.

Quem acompanha o blog , já leu Pensamentos positivos (#resultados positivos?) e sabe que também creio que ” Pensamento gera sentimento. Sentimento gera atitude. Atitude gera resultado.” Então, pensamentos positivos e atitudes positivas tendem aos resultados positivos.

Assisti também um vídeo, do psicólogo e escritor Daniel Goleman em que ele fala sobre os cinco passos para buscarmos a “Inteligência Emocional”:

1 – Conhecer a si próprio (autoconsciência);

2 – Gerenciar suas emoções;

3 – Motivar-se;

4 – Ter Empatia (saber escutar e entender o mundo a sua volta);

5 – Ter Habilidade Social (saber resolver conflitos).

Note que o passo dois é “gerenciar suas emoções”, qual melhor forma de fazer isso senão gerenciando nossos pensamentos? Pois não são eles que geram nossos sentimentos?

Tem gente que é queixosa por natureza. Reclama até do que está bom: “É bom demais pra ser verdade.”

Acredito que em um ambiente com pessoas positivas a tendência das coisas é que até o que era pra dar errado, dá certo. Tudo se relaciona com o desejo das coisas darem certo. O ambiente positivo contagia, da mesma forma que o ambiente negativo. Neste ambiente de negatividade o pensamento alheio é que nada vai dar certo. Está tudo errado. Buscam sempre um culpado pelos infortúnios. Colocam sempre a culpa em alguém. A tendência deste ambiente focado no negativo é tristeza e fracasso.

Para mim, a atitude positiva é a ação prática e fundamental para manter o ambiente produtivo e duplicável em relação ao positivismo. Da mesma forma a atitude negativa duplica e multiplica o fator descrença.

Um novo conhecimento pode fazer grande diferença para uma visão positiva ou negativa de nossa vida e do ambiente em que vivemos. Por isso, creio na relação “pensamento, atitudes e hábitos”. Se buscamos um conhecimento positivo, gerará pensamentos saudáveis em relação ao que queremos. Se mantivermos uma rotina de acreditar, aliar uma ação efetiva e criar hábitos positivos, vamos pautar nossas atitudes nesta frequência positiva.

Por isso, no meu caso, focalizo a mudança. Eu desejo e quero viver em um ambiente positivo. Apesar de ainda ter pensamentos negativos por muitas vezes, não posso desistir de continuar tentando buscar uma forma de viver melhor, ter atitude positiva e ajudar ao mundo a ser um lugar mais feliz. Busco a automotivação. Leio livros positivos. Quero viver em um ambiente de produtividade e felicidade. Quero ter ferramentas para superar meus desafios. Ajudar aos outros a minha volta a vencê-los também. Acredito em uma frase que meu marido diz sempre: “Descobri a terra dos meus sonhos e resolvi morar lá.”

Se gostou, por favor, ajude a espalhar essa idéia compartilhando com seu amigos nos links abaixo.

Um beijo no coração! <3