O que são ativos? Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu
bolso. Por exemplo, um imóvel alugado, ações, títulos, uma empresa ou ainda uma rede de multinível.
Já, passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso. Suas despesas pessoais, TV, roupas de marca, casa de praia, carros, lancha, motos etc.
Claro que as mesmas coisas podem ser para uns ativos e para outros passivos. Se o meu carro é ferramenta de trabalho ele se torna um ativo. Desde que eu invista em um carro que realmente seja condizente com a minha necessidade. Se um carro de 50mil me basta eu não deveria comprar um de 100mil, pois essa diferença é um passivo. Entende? Se eu preciso de um celular para fazer contatos de negócio, não preciso comprar o ultimo modelo, o mais caro da loja, e sim um que tenha as funções que necessito.
Talvez, seja difícil você entender, porque afinal, qual de nós aprendeu isso na escola? Administração financeira nunca foi um assunto estudado nem na escola, nem na família. Já que os nossos pais também não aprenderam, não tem como ensinar. E fecha-se um ciclo onde uma vida apertada, financeiramente falando, é passada de pai pra filho. É a chamada corrida dos ratos, onde você trabalha a vida inteira pelo dinheiro sem sair do lugar.
A idéia que nos chama atenção é fazer o dinheiro trabalhar pra você.
Mas para que isso aconteça você precisa começar já a investir em ativos e livrar-se de passivos. Use a lei do pagar-se primeiro. Ou seja, de todo dinheiro que chegar as suas mãos, separe e aplique de 10% a 20%. Depois pague suas contas. Depois de alguns anos você terá uma quantia que poderá investir para criar uma coluna de ativos que te levarão a sua independência financeira.
Essa foi só uma dica para você pensar no assunto. Para ampliar a sua mente em relação a conquistar sua independência financeira, eu indico o livro Pai Rico Pai Pobre, o que os ricos ensinam aos seus filhos, Robert T. Kyiosaki, Sharon L. Lechter – da editora Campus. São apenas 186 páginas, mas que vão mudar sua visão sobre dinheiro pra sempre.
Lembre-se que DEUS se agrada daquele servo bom e fiel que multiplica os seus talentos.