Dez dicas para vendedores iniciantes #poderosas

Aqui você vai ler 10 dicas para vendedores iniciantes que já foram testadas e aprovadas por vendedores bem sucedidos. Então, anote tudo e coloque em ação. Porque o sucesso está na prática e não na teoria.

1 Estado mental de orgulho de ser vendedor e compartilhar benefícios.

Tenha orgulho de ser alguém que ajuda pessoas com um produto ou serviço de valor, que entrega o que elas precisam. Tenha em mente que vender é resolver problemas de pessoas. Saiba que a maioria dos milionários do Brasil e do mundo começaram vendendo e continuam a vender. Pessoas de sucesso vendem. Aqueles que tem medo e vergonha de vender, fracassam nos negócios. No mercado, seja qual for o tipo ou área do empreendimento, as vendas são a chave para o sucesso. Mesmo que você ofereça uma ideia, ainda sim, em negócios tem que haver um investimento, então, trata-se de vendas.

2 Trabalhe com um produto premium.

Ou seja, um produto que seja de altíssima qualidade, que tenha um diferencial para o mercado (melhor ainda se for exclusivo). Porque se o vendedor confia no produto tem força na apresentação.

O preço deve ser justo, mas não precisa ser barato. Existem valores agregados que não tem preço. Algumas marcas fazem com que as pessoas se sintam mais bonitas e saudáveis. Outras representam status e elegância ou ainda tem aquelas que geram segurança. Coisas que tem valor imensurável para as pessoas. O importante é que o produto com que você trabalha entregue mesmo o que a pessoa busca e/ou precisa.

Como criar uma clientela mesmo para quem nunca trabalhou com vendas

Se você é um iniciante nas vendas diretas, seguem algumas dicas de como conhecer novas pessoas (clientes em potencial):

3 Peça indicações.

Comece pelos familiares, amigos e colegas. Peça contatos de pessoas dos relacionamentos deles para você apresentar o seu produto. Quando entrar em contato diga algo mais ou menos assim:

__ Olá, meu nome é …  o meu amigo … passou seu contato porque sabia que você gostaria de conhecer os produtos …. que tem …benefícios para você. Nesse momento você pode oferecer a aplicação ou degustação grátis de um de seus produtos para incentivar pessoa a marcar uma visita. 

4 Apresente-se aos seus vizinhos

Seus vizinhos já conhecem seu produto? Entenda que quanto antes as pessoas próximas (geograficamente e sentimentalmente) souberem o que você vende, mais rápido criará sua clientela. Lembre-se de oferecer uma demonstração, aplicação ou degustação do produto para animar a visita e criar mais empatia.

5 Participe de cursos rápidos

Cursos de um ou dois dias, são excelentes para conhecer novas pessoas. Faça cursinhos na sua área de atuação ou em qualquer lugar onde esteja o seu público alvo. No SEBRAE, por exemplo, tem cursos rápidos com baixo custo e alguns são gratuitos.

6 Frequente lugares onde existem potenciais clientes para o seu produto.

Se você vende cosméticos e suplementos, por exemplo,  pode frequentar academias, diferentes a cada dois ou três meses. Faça o mesmo com salões de beleza e clinicas de estética.

7 Usar o produto em público

Quando você tira do bolso ou da bolsa, um produto, e usa em um local público, atrai olhares e interesse de possíveis novos clientes. Se tem em sua linha um hidratante, por exemplo, pode passar nas mãos quando estiver ao lado de pessoas desconhecidas. Aí, ofereça o hidratante que está usando com um largo sorriso e já vai falando dos benefícios deles para a pele. No mínimo, vai começar uma boa conversa.

8 Use camisetas e / ou sacolas com a marca do seu produto.

Assim você tem chance de atrair pessoas que não conhece, mas que já são clientes da marca para comprar com você;

9 Participe de feiras e grandes eventos da sua área de atuação.

Contratar um espaço em um evento pode estar além das condições financeiras de um iniciante. Mas você pode procurar uma parceria com alguém que queira dividir o custo. Nessas feiras o fluxo de pessoas é enorme e não dá para ficar falando ou demonstrando o produto, então monte uma cesta com um mix de produtos, um brinde, ou até mesmo uma aplicação de um de seus produtos para sorteio. Então você pode propor entrar com uma pequena parte do investimento, ou nenhuma, argumentando que não vai ocupar espaço e ainda vai levar uma atração a mais. Aí você terá em mãos todos os nomes e telefones de quem participou do sorteio para entrar em contato depois. Se o prêmio for uma aplicação, pode, inclusive, ligar para todos marcando uma visita para “entregar” o prêmio.

10 Faça anúncios nas redes sociais.

Use a tecnologia a seu favor. Anunciar no Instagram e Facebook tem um excelente custo benefício. Direcione os anúncios para pessoas que moram em locais mais próximos a você, assim evitará custos com deslocamentos.

Fique atento para isso …

Vender é a arte de entregar o que a pessoa precisa e para isso você deve estudar muito seu produto e saber exatamente quais são os benefícios que ele proporciona.

Essas dicas para vendedores iniciantes serão muito úteis para criar sua clientela, mas para mantê-la é necessário na hora da venda investir em uma real conexão com a pessoa. Faça muitas perguntas, tenha interesse verdadeiro nas necessidades dela e ouça tudo que ela tem a dizer. Perguntar e ouvir são ações que geram vendas e fazem clientes fidelizados. Dar presente de aniversário, brindes, promoções, acompanhamento pós-venda (ligar depois para saber como vai a experiência com o produto) podem ser o diferencial que o vendedor precisa para se destacar no mercado.

E depois de cada cliente bem atendido, peça mais indicações! Assim, sua lista de clientes continuará crescendo.

Se gostou, ajude a divulgar essa idéia, compartilhe nos links abaixo com seus amigos 🙂

Também, comente e deixe sua opinião sobre o assunto.

É muito bom ter você por aqui  Volte sempre! <3

Tania Diniz