Por que esse tema é tão importante? Porque muitas pessoas sofrem a vida inteira simplesmente porque não entendem o sentido real da felicidade. O que saber como conquistar a felicidade tem a ver com empreender? Tudo, já que uma pessoa infeliz, geralmente, não consegue atingir alta performance nos negócios.
A primeira coisa que se tem que entender é que a felicidade não está ancorada em bens, metas ou objetivos. É certo que a realização de sonhos traz alegria. Porém, felicidade vai além de um estado mental de alegria. Pois é muito mais uma escolha permanente. Se a pessoa acha que só será feliz quando conquistar essa ou aquela meta, esse ou aquele bem, condiciona sua felicidade ao futuro. Pior, ao chegar lá, se dá conta que essa “felicidade” é muito efêmera, pois passa rápido. Quanto tempo uma pessoa fica feliz por um carro novo que conseguiu comprar? Uma casa nova, ou uma promoção? Quem já teve qualquer uma dessas experiências sabe que a euforia logo passa. Então, para continuar feliz é necessário, comprar mais, ganhar mais e etc. Quando a pessoa não consegue conquistar o que quer, entra em um estado de frustração, que leva à ansiedade e muitas vezes à depressão. Alguns adquirem dívidas pois acham que merecem a felicidade que aqueles bens vão lhe trazer. Outros, mesmo endividados, não desapegam, porque acham que serão infelizes se forem obrigados a vender o seu estimado sonho de consumo.
Por condicionar sua felicidade ao futuro, em coisas que quer ter, a pessoa não enxerga que pode ser feliz no presente. Aliás, o hoje é o único tempo quando se pode ter felicidade. Porque o futuro ainda não existe e o passado não existe mais.
Para ser feliz é necessário decidir ser feliz e comemorar a cada passo do caminho. Eu já escrevi, aqui, que as melhores festas da vida tem que ser preparadas e esperadas. Quando chegam, acabou. Temos que comemorar nossas conquistas. Mas, além disso, temos que curtir cada momento da preparação. Uma pessoa que dirige uma Mercedes não curte tanto quanto uma que sonha anos com uma. Depois que você a tem, é muito bom, mas não tanto como era antes. Portanto, curtir o caminho é importante. Quando a pessoa decide ser feliz simplesmente porque tem metas, sonhos e a perspectiva de alcançá-los, o caminho é muito mais divertido e a felicidade permanece.
Um empreendedor que ama o jogo (da livre iniciativa) sabe que nem sempre ganhar é possível, porque perder faz parte. Então, mais importante que para onde está indo é como. Nesse estado mental a pessoa consegue comemorar cada pequena vitória e ser grato. Viver em estado de gratidão traz a felicidade.
Meu filho caçula tem negócio próprio desde os 20 anos de idade. Outro dia, ele estava nervoso e agitado porque uma parceria que precisava fechar não deu certo. O que disse a ele serve para qualquer empreendedor.
__ Você escolheu ser empreendedor. Então tem que aprender que tanto o ganhar quanto o perder faz parte do jogo. Trabalhe suas emoções para gostar desse desafio. Aprenda e faça melhor da próxima vez. Mas esteja feliz porque você tem coragem para estar no jogo. Lembre do que já conquistou até agora e da pessoa que você está aprendendo a ser.
Nesse estado mental a pessoa consegue comemorar cada pequena vitória e ser grato. Viver em estado de gratidão traz a felicidade.
Investigue seus sonhos hoje mesmo e verifique se alguns deles estão associados a estados emocionais que você pode vivenciar agora. Segundo pesquisa realizada pelo Dr. Roberto Shinyashiki, a grande maioria dos pacientes terminais se dizem arrependidos por não dar mais amor e aproveitar mais da companhia das pessoas que amavam. Os que afirmam que foram felizes, dizem que foi porque amaram muito e foram muito amados. Nenhum deles mencionou metas ou bens materiais.
Em uma de minhas sessões de mentoria, uma empreendedora se queixava porque fazia muito tempo que não conseguia alcançar o nível que queria no seu negócio. Estava ansiosa, frustrada e em dúvida se deveria continuar empreendendo ou voltar a ser funcionária. Depois de fazer várias perguntas e sondar o que ela realmente desejava, descobri que ela não tinha controle de quanto era seu ganho líquido no negócio.
__ Se você voltar para o mercado e conseguir a mesma posição que estava antes, qual seria sua renda mensal? __ Perguntei.
Ela respondeu o valor e acrescentou que seria muito difícil conseguir a quantia porque já tinha saído há tempo do mercado e agora tinha uma idade mais avançada.
Aí, fiz outra pergunta.
__ Para alcançar esse mesmo valor, quanto você teria que vender no seu negócio atual?
Ela pensou, pensou e respondeu, com uma expressão de espanto, que já estava vendendo mais do que precisava. Ou seja, ela já ganhava mais no seu negócio próprio do que antes no emprego. Eu fiz ela enxergar que além de já ganhar o que precisava, também tinha liberdade de administrar seu tempo e dar atenção a seus filhos e sua casa, sem prejudicar sua renda no negócio. Com um patrão e horários a cumprir em um emprego, essa realidade seria bem diferente. Uhau! Que revelação! Estava ali na frente dela o tempo todo, mas por ancorar sua felicidade a tal meta de nível no negócio, não conseguia ver, comemorar e agradecer o que já tinha conquistado.
Quando se agradece o que já conquistou, por menor que pareça essa conquista, o que se quer parece muito mais fácil de se ter. Essa empreendedora saiu da nossa conversa em um estado mental totalmente novo e isso fez toda a diferença. Boas coisas começaram a acontecer para ela. Seu novo estado de felicidade atraiu novos parceiros para seu negócio e pouco tempo depois ela chegou lá, no nível que tanto almejava.
Saber como conquistar a felicidade é muito importante para todo empreendedor porque a felicidade pode ser usada como energia que gera criatividade. Se infelicidade gera stress, ansiedade, baixa performance e por isso resultados ruins. O contrário também acontece. O estado mental de felicidade atrai coisas boas porque nossos pensamentos ficam mais positivos e nossa mente está preparada para criar e desenvolver metas e objetivos claros. Uma mente criativa tem mais capacidade para fazer um planejamento estratégico eficaz. Depois é revisar, ajustar e seguir em frente na construção dos seus sonhos.
Se gostou, ajude a divulgar essa idéia, compartilhe nos links abaixo com seus amigos 🙂
Também, comente e deixe sua opinião sobre o assunto.
É muito bom ter você por aqui Volte sempre! <3
Tania Diniz