Depois de guardar seus 10% para no futuro investir nos seus ativos, separe 20% da sua renda para fazer pagamento das dívidas acumuladas. Com esse valor de 20%, renegocie suas dívidas em parcelas que caibam no seu bolso. Se não for um valor suficiente para pagar a todos os seus credores, comece pagando os de maior taxa de juros.
Outra dica importante é nunca pagar o mínimo do cartão de crédito ou deixar de pagar a fatura para pagar outras despesas. A taxa de juros dos cartões é altíssima, em média 10% ao mês. Se não tiver outro jeito, é melhor recorrer a um empréstimo pessoal no seu banco, pois as taxas estão em torno de 2%.
Se você for colocar essas dicas em prática vai descobrir que conseguiu sobreviver com 70% da sua renda mensal e quando se livrar das dívidas vai poder guardar 30%. Isso poderá levar você a um novo estágio financeiro. Esse dinheiro poderá em breve ser usado para abertura de um negócio, compra de títulos ou imóveis. Se bem investidos poderão te proporcionar segurança e independência financeira.
E para nós que somos cristãos, fica uma última, mas preciosa dica: Independente da sua situação financeira atual, seja fiel nos seus dízimos e ofertas, pois DEUS é fiel, importa que nós sejamos também!
Outras dicas sobre como administrar suas dívidas:
Leia o livro O Homen Mais Rico da Babilônia – Autor: Clason, George S. – Editora: Ediouro
Esse Blog também é seu! Colabore, publique suas idéias, dê dicas de empreendedorismo aqui!