Dez Características “matadoras” do empreendedor

Aprender as 10 das principais características do empreendedor vai funcionar muito bem para seu futuro porque grandes autores, entre eles, Harv Eker, do livro “Os segredos da mente milionária”, afirmam que novas maneiras de pensar e agir conduzirão você a novos e diferentes resultados.

Harv Eker prega que “o sucesso é uma habilidade aprendida” e acredita que é tudo questão de mentalidade e atitude. Eu concordo. Porque vivo isso na prática. Sei que algumas características, que tenho hoje, adquiri ao longo da minha jornada empreendedora e elas me trouxeram até as minhas realizações atuais. Então, tenho certeza que, se você também aprendê-las, alcançará os resultados que almeja.

dez características do empreendedor de sucesso

 

1) Não é acomodado

Acomodação e conformismo não fazem parte da vida do empreendedor. As pessoas que querem empreender sempre preferem o confronto da mudança em vez do conforto da mesmice. Já em 2011, segundo a revista Isto é Dinheiro, mais de cinco milhões de brasileiros sofriam de depressão pós-férias, que pode ser sinal de profunda insatisfação com o trabalho. Creio que hoje esse número deve ser muito maior, porque são muitas as pessoas que acham que ganham pouco e que seu emprego é sem futuro, nada estimulante, até frustrante. Porém, continuam a vida sem tentar nada diferente. Pois o que já está em suas mãos é certo. Muitas vezes é seguro. E ai vem aquele velho ditado em mente “melhor um pássaro na mão do que dois voando”.

Por isso, essas pessoas nunca “empurram sua vaquinha” ou “tiram a mão da cumbuca”. E assim, a vida vai passando. Nada muda. O empreendedor é diferente ele não é acomodado. Ele pode ficar em uma situação que não considera ideal, mas pelo tempo necessário para adquirir conhecimento, capital ou outro qualquer recurso para dar um passo adiante rumo aos seus objetivos.

2) É decidido

O empreendedor é capaz de tomar decisões rápidas e coerentes. Não vive pensando no que “um dia” vai fazer da vida. Ele decide e coloca ação. Trabalha o quanto for necessário para fazer decolar seu empreendimento. Não desiste. É persistente. Porque decidiu que desistir não é uma opção. Afinal, querer não é poder, decidir é poder.

3) É organizado

As pessoas que empreendem nem sempre são organizadas no sentido de manter suas mesas e gavetas arrumadas, mas sempre mantém um planejamento em andamento. Seguem um plano, têm metas e objetivos.

4) É confiante

Não se deixa levar pelos palpites e “achômetros” de pessoas negativas. Acredita em si mesmo. No seu potencial. Tem sua autoestima bem desenvolvida.

5) Sabe dizer não

Quando necessário, sabe recusar, cancelar e negar. Entende que, dizer não, será absolutamente necessário em várias ocasiões de sua jornada empreendedora. Assim, não intimida-se. É sempre educado e polido, mas a palavra “não” faz parte do seu vocabulário.

6) Olha para o futuro

Não vive das glórias do passado, nem fica lamentando-se do que perdeu ou não conquistou. Não faz do passado seu coveiro e sim seu professor. Aprende com seus erros e derrotas, vive o presente, desfrutando e comemorando suas conquistas atuais. é feliz e tem profunda gratidão pelo que já conquistou, mas segue olhando sempre para frente, para o futuro, em busca de novas realizações e desafios.

7) Sabe trabalhar em equipe

Não tem medo de compartilhar conhecimento, ao contrário, entende que formar sucessores bem sucedidos traz maior produtividade e liberdade. Consegue fazer com que pessoas diferentes compartilhem da mesma visão e ajuda a cada um colocar em ação seu potencial.

8) Tem ética

Não acredita no “jeitinho”. Sabe que seu nome é seu maior patrimônio. Quando os atalhos não são de boa conduta, paga o preço de ir pelo caminho mais longo. Se for preciso, sai perdendo, mas preza pela ética e os bons costumes. É digno de confiança e respeitado por isso.

9) Quer independência financeira

Tem no seu espírito um desejo ardente de liberdade. Não consegue viver com limites financeiros impostos por outros. Prefere trabalhar mais e até ganhar menos, por algum tempo, mas trabalhar para si mesmo. Tem como objetivo criar uma coluna de ativos onde o dinheiro trabalhe para ele. Quer tempo livre e qualidade de vida.

10) Tem inteligência emocional

Essa característica do empreendedor é tão, ou mais importante, quanto a inteligência intelectual. A inteligência emocional é notada pela reação às circunstâncias adversas. O empreendedor reage de forma diferente da maioria das pessoas porque foca na solução e não no problema. Além disso, ele é resiliente. Usa seu potencial criativo para superar desafios e controla seus pensamentos para não focar no negativo, pois sabe que mantendo sua mente focada em encontrar saídas, irá persistir até vencer.

Se gostou, ajude a divulgar essa idéia, compartilhe nos links abaixo com seus amigos 🙂

Também, comente e deixe sua opinião sobre o assunto.

É muito bom ter você por aqui  Volte sempre! <3

Tania Diniz